Ventosaterapia

O que é a ventosaterapia?


É um dos métodos terapêuticos utilizados na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mediante o qual uma ventosa é colocada por sucção sobre a superfície da pele. Este método tem como funções principais esquentar e promover a livre circulação da energia do corpo, diminuir a tensão muscular e aliviar a dor. 

Qual a origem deste tratamento? 


Utilizadas desde o antigo Egito, as ventosas são também mencionada nos escritos de Hipócrates e foram praticadas pelo povo Grego no século IV A.C. 
O uso de ventosa no Oriente foi desenvolvido com base na acupuntura, já no Ocidente antigo era um elemento terapêutico corriqueiro e de grande valor, pois na falta de outros elementos da ciência, a ventosaterapia era utilizada praticamente na cura de todas as doenças. 

Quais os princípios segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC): 


Baseado no princípio oriental ‘água parada apodrece’ foi criada a ventosaterapia. Segundo a MTC – Medicina Tradicional Chinesa, as toxinas são acumuladas pela sujeira da água, dos alimentos, ou emoções desequilibradas. 
A estagnação do sangue (acúmulo/ retenção) nos músculos das costas ou das articulações é considerada pelas Medicinas Orientais como um dos elementos causadores de doenças. 
É tida como o “Tratamento Negativo”, que consiste em trazer as células doentes do sangue, do interior do corpo para a superfície, através de fortes absorções. Este método recupera as células doentes. 
A ventosa tem a mesma fisiologia da troca gasosa do pulmão e dos rins, desse modo, elimina os gases e toxinas estagnados no corpo pela pressão negativa produzida pelo vácuo, torna o sangue bioquimicamente equilibrado, com o pH das células homogeneamente estável. 
Além disso, o processo promove microlesões e rompimento de células que acabam liberando para o tecido antes pouco irrigado pelo sangue (estagnado) os agentes anti-inflamatórios endógenos. 


Quais as indicações clínicas para este tratamento? 


• Relaxar e combater o estresse, relaxamento físico e mental; 
• Aliviar o cansaço; 
• Eliminar os nódulos de tensão; 
• Aliviar dores musculares, nevralgias, artrites, lombalgia etc; 
• Facilitar movimentos articulares; 
• Manter a flexibilidade dos músculos e evitar fibrosidades e adesões; 
• Aliviar problemas de reumatismo; 
• Melhorar a circulação sanguínea (“limpeza” e reequilíbrio do pH sanguíneo); 
• Favorecer a respiração da pele, facilitar as trocas gasosas nos tecidos periféricos; 
• Acabar com formigamentos e dormências nos membros superiores e inferiores; 
• Mobilizar as secreções dos pulmões. 

• Aumentar sistema imunológico

A ventosaterapia também é empregada em Tratamentos Estéticos? 

Sim, para melhorar o aspecto de cicatrizes cirúrgicas; reduzir a celulite; reduzir a gordura localizada.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Preencha suas informações e receba meu Ebook exclusivo
DICAS MILENARES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PARA A SUA SAÚDE

Preencha suas informações e receba meu Ebook exclusivo: DICAS MILENARES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PARA A SUA SAÚDE

Contato

Entre em contato agora mesmo para marcar seu horário. Aproveite e nos sida em nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

×