Ansiedade, como combater o mal do século?

Coração acelerado, boca seca, náuseas, tonturas, tensão muscular, são alguns dos sintomas percebidos por pessoas que sofrem de ansiedade.

Estes sintomas normalmente são tratados com medicamentos alopáticos, mas outras técnicas sem efeitos colaterais podem ser utilizadas, um exemplo é a acupuntura.

Para algumas pessoas, porém, a ansiedade se torna tão frequente, ou tão forte, que começa a tomar conta da vida delas. 

A ansiedade vem em diferentes formas, como ataques de pânico, fobias, ansiedade social, medos desconhecidos.

Por que tratar a Ansiedade?

O organismo reage ao estímulo de estresse e, geralmente, aumenta a pressão arterial e a freqüência cardíaca, contraindo músculos e vasos sanguíneos. Esta reação pode ser prejudicial, dependendo da intensidade, tempo de duração de estresse e a vulnerabilidade do indivíduo.

Para alguns pacientes a ansiedade, quando não tratada pode resultar em: aumento de peso, inclusive incontrolável necessidade de comer, de forma compulsiva; roer unhas; arrancar fios de cabelo; dor de cabeça frequente e forte; problemas no estômago; cansaço extremo; dificuldade para dormir e transtornos sexuais, alem de prejudicar a qualidade de vida e a autoestima.

A ansiedade, se não for tratada, pode causar outras doenças ao indivíduo, que poderão afetar tanto sua saúde física quanto mental.

O tratamento para a Ansiedade

Algumas dicas que podem aliviar s sintomas da ansiedade; 

– Exercícios físicos

– meditação

– dancar

– cantar

– ter um animal de estimação

– praticar Yoga

Porém, para algumas pessoas é necessário fazer um tratamento médico. É aí que entra a acupuntura para tratar ansiedade, mas se a indicação for medicina convencional, tudo bem, o que importa é tratar os sintomas e viver bem.

O tratamento da ansiedade com Acupuntura

 

As ações de acupuntura são pela via nervosa – explicando de forma resumida – há a liberação de substâncias como a endorfina, dopamina e serotonina em várias regiões do cérebro, resultando em efeito de analgesia, calmante, antidepressivo, relaxamento muscular, melhora de funções dos órgãos internos mesmo quando já existem distúrbios, melhora de problemas alérgicos e outros já comprovados em muitas pesquisas científicas realizadas no mundo inteiro.

Com a acupuntura, associada ao tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico, ou utilizada exclusivamente, o uso de ansiolíticos pode ser reduzido ou até mesmo suspenso, livrando assim o paciente de efeitos colaterais. Isso porque a acupuntura tem efeito sedativo e ansiolítico, agindo na liberação de substâncias do sistema nervoso central, entre elas a endorfina, dopamina, encefalina e serotonina.

Lembrando que não importa a via escolhida, o importante e tratar a ansiedade para evitar a presença concomitante de outras doenças. E se a escolha for acupuntura, lembre sempre de procurar profissionais especializados em Medicina Chinesa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Preencha suas informações e receba meu Ebook exclusivo
DICAS MILENARES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PARA A SUA SAÚDE

Preencha suas informações e receba meu Ebook exclusivo: DICAS MILENARES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PARA A SUA SAÚDE

Contato

Entre em contato agora mesmo para marcar seu horário. Aproveite e nos sida em nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

× Agende pelo Whatsapp