Acupuntura para emagrecer

Histórico e Objetivos

A Acupuntura é comumente usada como uma terapia alternativa e complementar na redução de peso. No entanto, ainda não se realizaram revisões sistemáticas e meta-análises para avaliação da eficácia da Acupuntura para emagrecer. O objetivo deste estudo foi de analisar evidências na redução de peso e na avaliação de efeitos adversos devido à Acupuntura, baseado em estudos clínicos randomizados, que avaliam os diferentes tipos de terapias por Acupuntura.

Dados

Foram utilizados 19 databases eletrônicos, com linguagem em Inglês, Coreano, Chinês, e Japonês, para a procura de estudos clínicos randomizados que avaliavam a Acupuntura para emagrecer, ou no tratamento da obesidade.

Métodos

Utilizamos ensaios clínicos que comparavam a Acupuntura para emagrecer a um tratamento placebo, ou a uma outra intervenção, como o uso de medicamentos. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pela escala de Jadad. Foram realizadas análises de subgrupo de acordo com o tipo de Acupuntura realizada para o tratamento da obesidade.

Resultados

Encontramos um total de 31 estudos, que consistiam de um total de 3013 pacientes. Devido a dados insuficientes em 2 estudos, utilizamos 29 destes para a meta-análise. Aproximadamente dois terços dos ensaios (20 de 31) apresentaram um score baixo do Jadad. Quando comparado ao controle e mudança do estilo de vida, a Acupuntura foi associada com uma redução significativa do peso (95% intervalo de confiança, IC) de 1,72 kg (perdas variando de 0,50 a 2,93 kg), e também foi associada a uma melhora na obesidade (risco relativo = 2,57; 95% IC, 1,98-3,34).

A Acupuntura reduziu significativamente o peso em uma média de 1,56 kg (variação de 0,74 a 2,38kg), quando comparada ao placebo ou tratamento sham. A Acupuntura também apresentou melhora significativa nas diferenças de peso (diferença média de 1,90kg, variando de 1,66 a 2,13kg), e também na melhora da obesidade (risco relativo = 1,13; 1,04 – 1,22) se comparado a remédios de uso comum. Apenas 4 ensaios clínicos relataram alguns efeitos adversos devido à Acupuntura, que foram efeitos colaterais mínimos.

Conclusões

Nossa revisão sugere que a Acupuntura é uma terapia eficaz para emagrecer e perda de peso. No entanto, as evidências são ainda pequenas devido a ensaios clínicos de pouca qualidade metodológica. Concluímos que é necessário a realização de estudos planejados, de longo prazo que avaliem a eficácia da Acupuntura no tratamento de obesidade.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Preencha suas informações e receba meu Ebook exclusivo
DICAS MILENARES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PARA A SUA SAÚDE

Preencha suas informações e receba meu Ebook exclusivo: DICAS MILENARES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PARA A SUA SAÚDE

Contato

Entre em contato agora mesmo para marcar seu horário. Aproveite e nos sida em nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

× Agende pelo Whatsapp