Acupuntura alivia sintomas da menopausa

A menopausa é um período de transição marcando a cessação da ovulação no corpo de uma mulher. Este período de mudança pode durar alguns meses a vários anos. Os sintomas variam de leve a grave, e são trazidos sobre como nossos corpos tentam se adaptar a quantidades decrescentes de estrogênio. Os sintomas incluem ondas de calor, suores noturnos, insônia, fadiga, alterações de humor, perda de memória, secura vaginal, dores de cabeça, dor nas articulações e ganho de peso.

De acordo com a teoria da Medicina Chinesa, a menopausa ocorre quando o corpo de uma mulher começa a preservar sangue e energia para sustentar sua vitalidade e permitir o máximo alimento disponível para seu corpo, especialmente seus rins. O rim é o órgão que a medicina chinesa vê como a raiz da vida e da longevidade. Portanto, o corpo, em sua sabedoria, reserva o fluxo de um canal no centro do corpo que envia sangue e energia até o útero. Em vez disso, sangue e essência dos rins são conservados e circulados através do corpo para nutrir o espírito da mulher e estender sua longevidade. Assim, na medicina chinesa, a menopausa é vista como uma verdadeira mudança na vida da mãe para o ser iluminado e sábio.

Diagnóstico e tratamento da menopausa

A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) sempre gera muitos receios e dúvidas. A TRH pode ser iniciada quando os primeiros sintomas da menopausa aparecem. Enquanto eles podem aliviar os “calorões” e prevenir a osteoporose, eles também podem aumentar o risco de câncer de mama, ovário e útero, e têm uma série de efeitos colaterais significativos. Mas TRH não é a única solução. A menopausa e saúde da mulher é uma área em que a Medicina Oriental brilha. Acupuntura e fitoterapia chinesa, têm capacidade de aliviar rapidamente sintomas como ondas de calor, irritabilidade, insônia e secura vaginal.

Estudos sobre Acupuntura e Menopausa

Desde o início dos anos 70, estudos ao redor do mundo têm sugerido que a acupuntura e fitoterapia chinesa são tratamentos eficazes para sintomas como ansiedade, insônia, secura vaginal e muitos outros sintomas associados à menopausa. Estudos recentes mostram resultados extremamente positivos:

De 1997 a 1999, um dos primeiros estudos nos Estados Unidos para explorar a eficácia da acupuntura no alívio de ondas de calor, insônia e nervosismo, conduzido pela Dra. Susan Cohen, professora associada da Universidade de Pittsburgh, descobriu que durante o curso de tratamentos de acupuntura, as ondas de calor diminuiram em 35% e a insônia diminuiu em 50%. Um estudo de acompanhamento revelou que os sintomas diminuíram significativamente naqueles que receberam acupuntura, em comparação com aqueles pacientes que não receberam.

Em outro estudo, o objetivo do estudo foi avaliar em mulheres com sintomas menopáusicos, os efeitos da Acupuntura ou da Eletroacupuntura-placebo no Índice Menopausal de Kupperman (IMK) e na intensidade de fogachos e secundariamente avaliar se a ordem de execução desses tratamentos interfere nos resultados dessas medidas e se há alteração nos parâmetros laboratoriais.

Foi realizado estudo com 122 pacientes divididas em: Grupo 1 – Acupuntura com 88 pacientes (período de um ano 10 sessões semanais e quinzenalmente até completar um ano) e Grupo 2 – (receberam acupuntura placebo).

Como resultado, as pacientes tratadas com Acupuntura, grupo 1, tiveram alívio das ondas de calor em 86,8%.

Conclusão

As mulheres que procuram a acupuntura para o alívio dos sintomas associados com a menopausa podem sofrer de uma variedade de sintomas que podem apresentar uma configuração que é exclusiva para elas. Um dos pontos fortes da acupuntura é a individualização do tratamento, oferecendo um tratamento focado e personalizado para os seus sintomas.Os resultados dos estudos tendem a indicar que  benefício no uso da acupuntura no alívio dos sintomas da menopausa, particularmente as ondas de calor e ansiedade,

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Preencha suas informações e receba meu Ebook exclusivo
DICAS MILENARES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PARA A SUA SAÚDE

Preencha suas informações e receba meu Ebook exclusivo: DICAS MILENARES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PARA A SUA SAÚDE

Contato

Entre em contato agora mesmo para marcar seu horário. Aproveite e nos sida em nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

× Agende pelo Whatsapp