Especialidade

Acupuntura

Técnica milenar da Medicina Chinesa, trabalha com a inserção de finíssimas agulhas em pontos distribuídos pelo corpo.

Procura estabelecer o equilíbrio e bem-estar, curando e prevenindo enfermidades.

As consultas de acupuntura sempre começam com uma conversa com o paciente, são coletadas informações importantes sobre sua saúde, histórico pessoal e familiar para assim conseguir identificar a desarmonia dentro da medicina chinesa e escolher quais as melhores técnicas a serem trabalhadas em cada sessão. 

As sessões tem duração de 1 hora aproximadamente.
   

  • Acupuntura para infertilidade
  • Acupuntura em ginecologia
  • Acupuntura no pós parto
  • Acupuntura para tratamento de dor
  • Acupuntura para ansiedade
  • Fitoterapia Chinesa
  • Auriculoterapia
  • Eletroacupuntura

Perguntas Frequentes

O diagnóstico na medicina chinesa é baseado em desequilíbrios de órgãos e síndromes (conjunto de sinais e sintomas) apresentados pelo paciente, por isso na primeira sessão busco o máximo de informações referente ao seu estado de saúde. Após esta anamnese, iniciamos o tratamento com Acupuntura, moxas, ventosas, eletroacupuntura, auriculoterapia, dependendo da síndrome e necessidade clínica de cada paciente.  As sessões de acupuntura duram em média de 1 hora.

Desde que realizada por um profissional da área da saúde, capacitado, a acupuntura é um procedimento seguro e desprovida de efeitos colaterais.

A quantidade de agulhas varia conforme a técnica a ser utilizada, a síndrome a ser tratada, em uma sessão, o número médio de agulhas utilizadas varia de 10 a 25 aproximadamente. Lembrando que se todas as agulhas são de uso único e após o seu uso são descartadas em lixo apropriado para material perfuro cortante.

Sim, com certeza. Muitos de meus pacientes vem para sessões regulares de “manutenção”, com foco em bem-estar e qualidade de vida. A acupuntura é uma medida preventiva para esses pacientes. Como a grande maioria dos pacientes referem que a acupuntura é um tratamento relaxante, ela pode ajudar no bem-estar e no alívio do stress do dia-a-dia.

De um modo geral todas as pessoas que sofrem de dores, stress, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos, traumas em geral, problemas reumáticos e aqueles que sofrem de sintomas vagos e que não conseguem um alívio com tratamentos convencionais.

De acordo com a nova definição de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde não é apenas a ausência de doenças. Estar saudável é mais do que estar livre de quaisquer doenças, e sim, é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Assim, pela definição da OMS, a saúde plena seria uma forma de total bem-estar, que pode ser atingido não apenas através da prevenção ou do tratamento de doenças, mas sim com a pessoa buscando qualidade de vida, incluindo um bem-estar emocional e social.

Sim. As agulhas de acupuntura convencionais já são até 10 vezes mais finas que as agulhas utilizadas para injeções e coleta de sangue. Muitos dos pontos são totalmente indolores, com o paciente nem sentindo a agulha entrar na pele. Após estarem no seu ponto correto, pouco se nota a sua presença.

Para pacientes que mesmo assim tiverem medo de agulhas,posso utilizar outras técnicas para a estimulação dos pontos, como a acupuntura a laser (estímulos dos pontos por um aparelho de laser), ventosaterapia (colocação de uma ventosa por sucção sobre a pele), e moxabustão (espécie de estímulo térmico indolor, pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisis vulgaris).

Na medicina chinesa são tratadas síndromes (conjunto de sinais e sintomas apresentado pelo paciente). A dor está enquadrada dentro da síndrome, não só ela será tratada, outras queixas apresentadas pelo paciente também. A medicina chinesa trata as síndromes, e as doenças, pela medicina convencional.

Recebo frequentemente esta dúvida: Afinal, como se escreve acupuntura? O correto é Acupuntura. A palavra vem do latim, onde acus significa agulha, e punctura significa colocação ou inserção. Ou seja, a acupuntura consiste no ato da inserção de uma agulha. Complementando, de acordo com o site Dúvidas de português: A errada pronúncia de acumpuntura em vez de acupuntura é um erro de fonética e se deve à assimilação do traço da vogal nasal da terceira sílaba (pun), havendo uma errada extensão desse traço de nasalidade para a segunda sílaba.

Não só pode fazer acupuntura como é recomendada desde o início da gestação. A acupuntura tonifica o sangue e prepara o corpo da mulher para conceber a gestação até a última semana, além de auxiliar nas dores de cabeça, náuseas, dores na lombar e a estimular o trabalho de parto. Sempre realizar o procedimento com um acupunturista com ênfase em acupuntura ginecológica.

Varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença. Em geral, prescreve-se uma a duas sessões semanais. Conforme a evolução clínica, determina-se maior ou menor freqüência às sessões e estima-se o número total de procedimentos a serem aplicados.

Se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato, ficarei feliz em responder.

Contato

Entre em contato agora mesmo para marcar seu horário. Aproveite e nos sida em nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

× Agende pelo Whatsapp